Em certos momentos na vida é difícil nos aceitar, ficamos insatisfeitos com nós mesmos. Começamos a nos cobrar mais gerando um certo desconforto em todos os setores da nossa vida. Nos perdemos entre dúvidas e tentamos buscar uma resposta pra tudo isso. Nas pessoas chamamos isso de baixa auto - estima ou falta de amor - próprio, mas quando é com a gente inventamos diversos nomes pelo simples fato de não admitirmos que isso seja uma insatisfação própria.
Quando ficamos chateados com alguma coisa, principalmente quando envolve decepção a nossa auto-estima diminui. Essa reação varia de pessoa pra pessoa, algumas se cobram mais, começam a se preocupar com a aparência física, ou mudam o modo de encarar certas situações começando a buscar coisas para preencher o que a decepção esvaziou. Mas se formos analisar isso tudo é importante para o nosso autoconhecimento.
Mas até em que ponto a baixa auto - estima pode ajudar? Na minha opinião ela nos fornece coisas boas até que não vire depressão, podendo gerar muitos transtornos sociais, psicológicos e problemas de saúde. Em alguns casos se nos cobrarmos demais impondo a nós mesmos conquistas ou mudanças muito grandes ou rápidas para as nossas possibilidades. Se a exigência é alta, a decepção quando as coisas não dão certo também pode vir a ser.
Devemos aprender a tirar coisas boas das coisas ruins. Se no seu caso a baixa auto - estima foi consequência de uma traição, você pode vir a se trancar no quarto por muitas semanas buscando a resposta pra essa decepção ou vestir o melhor vestido, calçar um salto quinze e ir pra balada com as amigas com uma a maquiagem bem caprichada. E isso também vale quando o seu ficante se interessou por sua amiga, ou quando seu namorado termina com você ou até mesmo quando aquele carinha que você estava curtindo e esperando algo à mais simplesmente some sem deixar rastros. Quando o assunto é rejeição envolvendo amizades as consequências são quase as mesmas, é necessário dar a volta por cima, e é exatamente nessa hora que não só devemos provar pra nós mesmos que somos capazes como fazer de tudo para mostrar para quem nos rejeitou que eles estão totalmente equivocados.
Sobretudo é importante que a gente saiba analisar os nossos próprios sentimentos e que isso seja o principal motivo para as nossas escolhas. A maioria de nós somos sensíveis ao que vem de dentro e isso aumenta as chances de optar por coisas boas. Pois quando a gente passa a se perguntar como está se sentindo e leva isso em consideração a gente passa a se conhecer melhor, e a partir desse momento descobrimos o que nos faz bem e o que não vale a pena ser encado com lágrimas e dramas.

Comentários

Postagens mais visitadas